A actividade que escolhi, será realizada com jovens, com as idades compreendidas entre doze e treze anos de idade, que estão executar o 7º ano de escolaridade, sendo vinte destinatários os que vão participar.
Esta actividade irá ser realizada numa aula de educação visual, onde eu, Animadora irei estar presente nessa aula para lhes falar um pouco acerca do que as Animadoras fazem, e o porquê de eu estar lá .
Num primeiro passo irei mostrar-lhe o meu Paper toy construído, explicar-lhes e, mostráreis-lhes também no computador (levado por mim) alguns exemplos que poderiam construir, explicando-lhe e tirando as dúvidas surgidas. Mostráreis-lhes dez moldes de paper toy, e eles todos em conjunto terão que escolher quais os cinco que lhes chamam mais atenção para depois serem sorteados.
Irei realizar cinco grupos, sendo cada um constituído por quatro elementos.
O sorteio vai ser realizado para que não existam grupos a escolher o mesmo molde, e que não se crie confusões entre os grupos.
Escolhi realizar está idade com esta faixa etária e nesta disciplina, porque como são alunos de sétimo ano, já conseguem fazer e desenhar bem as medidas, utilizando as medidas de todos os tamanhos e formas, fazendo ampliações.
Para esta actividade eu Animadora, anteriormente terei que falar com o professor da disciplina e escolher os materiais, tais como: fita cola, tesoura, cartão, lá, tintas, pincéis, régua, lápis, cartolina, botões, x-acto entre outros.
Explicáreis-lhes também que tenham cuidado com a utilização do x-acto e com a tesoura para não se magoarem.
Objectivos :
Desenvolver o gosto pelas formas geométricas;
Promover a criatividade, expressando-a nos próprios objectos construídos;
Desenvolver a cooperação e inter-ajuda do grupo;
Promover a autonomia ;
Finalidades:
Saber realizar um paper toy;
Forma como construi-lo, existindo participação e inter-ajuda de uma forma positiva;
Como eu Animadora, entender e apoiar os jovens para realizarem algo diferente;
Promover o gosto pelos seus próprios trabalhos;
Eu, Animadora estarei presente em três blocos de noventa minutos na disciplina de educação visual, com o objectivo de os ajudar, explicar e dar opiniões, para obter bons resultados, e ao mesmo tempo que se sentissem felizes ao construírem o seu objecto.
Não é muito comum, ter uma Animadora nas escolas e eu ao ir lá propor a actividade era uma boa forma de não só eu me integrar lá mas uma boa forma de dar a conhecer o meu papel e de demonstrar algumas actividade como a construção do paper toy. Todas estas minhas actividades como a criação do paper toy ficará em memória aos jovens por terem criado algo que se calhar nem conheciam , muito menos pensarem em construir.
Concluindo a construção dos cinco paper toy, será feita uma exposição, no dia da festa de Natal da Escola básica 2, 3 de Rates.
Reflexão
A minha apresentação relativamente a este módulo foi satisafatória, conseguindo relacionar os objectivos com a actividade. Estava um pouco nervosa, mas acho que consegui obter os resultados pretendidos.
Ao longo da elaboração do meu objecto senti dificuldades, que se colocar a actividade em práctica já não os cometerei.
Assim, com os parâmetros relativos ao P.I.A.V e aos outros contéudos de avalição avalio-me com um 14.
Sem comentários:
Enviar um comentário